O que é um Stellium?

» quinta-feira, 13 de junho de 2013

Stellium: Quando três ou mais planetas se encontram aglomerados em uma Casa astrológica e no mesmo signo.

(Exemplo Stellium de: Mercúrio, Vênus, Netuno e o Nodo Norte em Aquário)




Aqui encontramos três ou mais planetas, todos em conjunção. Esses planetas criam sua própria ênfase e ação, aumentando grandemente a importância do signo e da Casa em que residem.

Tradicionalmente um Stellium deve envolver pelo menos três ou quatro planetas.
(ou quanto muito quatro/cinco planetas se o Sol, Mercúrio e Vênus estiverem incluídos), com cada planeta a pelo menos 8º do seguinte e todos no mesmo signo.

O significado do Stellium tem, no entanto, a mesma base para os três/quatro planetas, mesmo que 3 deles sejam interiores ou se estiverem na mesma casa e não no mesmo signo.

Outras configurações vão funcionar como um Stellium, mas não exatamente com a mesma intensidade. Quando quatro planetas estão numa conjunção apertada:

a) Quatro planetas conjuntos mas não no mesmo signo ou casa;
b) Orbes entre dois planetas um pouco maiores que 8º;
c) 3 planetas conjuntos a um nodo ou ângulo do mapa.

Um Stellium é particularmente forte se mais do que 4 planetas estiverem envolvidos, ou se um deles for o Sol ou a Lua, ou um planeta no seu próprio signo ou casa.

Análise:

As características positivas de um Stellium incluem concentração de energia, focalização, gênio, talento, auto-motivação, sentido de propósito, com objetivos próprios.

As características negativas de um Stellium incluem limitação, obsessão, exagero, desequilíbrio, egoísmo, dificuldade em assumir compromissos e falta de objetividade.

Os Planetas no Stellium freqüentemente agem como uma unidade, dando uma extraordinária ênfase ao signo e/ou casa onde se encontram.

O significado do signo/casa deve ser tido em conta antes de se olhar para as conjunções contidas no Stellium.

É importante considerar o Stellium como uma família próxima. Se o pai perde o seu emprego, toda a família é afetada. Se uma filha ganha um prêmio na escola, todos os outros partilham essa felicidade.

Num Stellium os planetas que estão mais próximos afetam-se com maior intensidade, porém os mais distantes também sentem os efeitos.

Habitualmente o planeta no meio ou mais próximo do midpoint  do Stellium vai ser o mais sensível às influências dos outros planetas.

Os aspectos que o Stellium faz a outros planetas ou ângulos do mapa vão indicar como funciona o Stellium em relação a outras energias do mapa.

E porque os trânsitos e progressões criam uma reação em cadeia que envolve todos os planetas no Stellium, as pessoas com esta configuração podem alternar períodos de calma nas suas vidas com outros de mudanças súbitas e agitação.

27 comentários:

  1. Tenho stellium em gêmeos na casa 12 (sol, vênus e marte).

    ResponderExcluir
  2. Tenho stellium em sagitário na casa 10 (vênus, marte e júpiter).

    ResponderExcluir
  3. Oi! Tenho sol, mercurio e marte em peixes, na casa 11 . Entao quer dizer que isso é um stellium?

    ResponderExcluir
  4. mercúrio, lua e vênus e quíron em ariés

    ResponderExcluir
  5. sol, mercurio, venus, jupiter, urano e netuno na casa 5

    ResponderExcluir
  6. Tenho um stellium de Sol, Vênus, Urano e Saturno, todos na casa 10, sagitário. Sou de sagitário, como já falado na posição do Sol. São fortes as características nessa "configuração"?

    ResponderExcluir
  7. Tenho stellium em Leão na casa 6 ( Vênus, Marte e Mercúrio ). Vocês podem fazer uma análise?

    ResponderExcluir
  8. Tenho um stellium:Sol,mercúrio,vênus,marte,júpiter e plutão em sagitário.Apenas a Lua,vênus marte e júpiter estão na casa 9.E o Sol mercúrio e plutão na casa 8 mais em sagitario.E aí pode ser um stellium??

    ResponderExcluir
  9. lua, urano, vênus e netuno na casa 11 em capricórnio. alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
  10. Sol, Marte, Vênus, Mércurio e descendente na 7º casa em Leão, isso é um stellium ruim?

    ResponderExcluir
  11. sol, vênus, mercúrio, júpiter, urano, em aquário na casa IX.
    Quase uma conjunção perfeita.
    Tenho um transtorno de personalidade chamado borderline ou limítrofe, sei que é uma condição médica/genética.
    Mas as características do trantorno se assimilam bastante as características mais primitivas de aquário, que está reforçado na minha personalidade através desse stellium.
    Já cheguei a pensar nisso, mas não acredito que uma condição médica seja justificada através da astrologia.
    Namastê

    ResponderExcluir
  12. oi, tenho sol, venus e marte em aquário na casa 8 e mercúrio tbm em aquário, na casa 9. isso configura um stellium?

    ResponderExcluir
  13. Oi caro Amigo, gostaria de saber se esses Stellium tem algum significado?
    Sol, Mercurio, Jupter,Quiron em Câncer.
    E
    Saturno, Urano, Netuno em Capricórnio.
    Agradeço pelo atenção ..

    ResponderExcluir
  14. Graças á astrologia e a minha grande vontade de aprender, pude ver que realmente tenho transtorno de bipolaridade e personalidade narcisista. Tenho Stellium na Casa 1, em Libra, ou seja, sou egocêntrica, a ponto de estar em uma relação e não dar moral pra quem está comigo. Creio que seja o pior dos Stellium, ainda mais que tenho Sol, Asc, Lua e Mercúrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seja tão negativa consigo mesma.. Pense: é melhor ter problemas tendo consciência deles do que agir de uma maneira deletéria sem saber. Agora que tem consciência, apenas se esforce para contrariar essa tendência, ao menos, se ela é mesmo prejudical para você.

      ~ah, e se acha que o teu é ruim, já imaginou como seria ter o meu (casa 8)? Reter, atrair e absorver todo tipo de problema que não é seu? Um pesadelo!
      Em meu caso, tenho total controle sobre meus sentimentos, e assim "desvio" dos problemas. No teu, bem.. Isso tu irá descobrir com o tempo.
      Aprenda a "somar" que o resto se resolve. Abraço!

      Excluir
    2. Parabéns pela sua honestidade e maturidade. Meu ex marido tinha esse aspecto. Compreender isso já é um avanço abençoado. Namaste.

      Excluir
    3. Gostaria de saber os planetas do seu Stellium, pois se vc lamenta por suas ações com relação a quem está com vc, vc provavelmente não possui o transtorno de personalidade narcisista, mas possivelmente apenas o traço narcisista, pois o transtornado não sente nada de bom por ninguém, nem pelos seus filhos. Sendo assim vc pode tratar o traço narcisista e mudar, enquanto o portador do transtorno de personalidade narcisista seguirá incurável, até pq jamais busca ajuda psicológica de verdade. Qd busca é apenas p engabelar alguma vítima: "olha aí! ta vendo? Estou me cuidando?", e nas sessões mentem, difamam suas vítimas, e distorcem os fatos, ou seja a psicologia não tem como ajudar uma pessoa assim. Boa sorte, e se cuide. Vc pode mudar. Já o Transtorno Bipolar pode ser cuidado com medicamentos. É outra coisa

      Excluir
  15. Sagitário em mercúrio, venus, Marte ( casa 08), Plutão (09) e um stellium bom?

    ResponderExcluir
  16. Tenho Saturno, Marte, Urano e Netuno em capricórnio na casa 02

    ResponderExcluir
  17. Sol (peixes), Mercúrio (peixes), Vênus (peixes) e Júpiter (aries) na casa 8.
    Acredito que se trata de um stellium no mínimo poderoso.. As mudanças são constantes, mas o poder de autoregeneração, profundidade e de "cura" levado ao próximo (e a mim mesmo) é absurdo. Pareço atrair pessoas com problemas psicológicos e o bom disso é que geralmente consigo solucionar qualquer problema com total dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeira vez q acho um co sobrevivente dessa casa 8 com stllium ... mt dificil achar info pra quem tem um stelium nela .. tenho o sol, merc, sat, mart e ketu na casa 8 e em peixes tds ... mts pessoas loucas msm nessa vida kk

      Excluir
  18. To bem preocupada viu, tenho sol, lua, júpiter em Aries na casa 9 , e também na casa 9 tenho Touro em Saturno.
    Além disso tenho Urano, Netuno e Dsc em Aquario na casa 7
    Seria stellium certo?

    ResponderExcluir